Logo Quina Quina shopping_cart JOGAR AGORA
homem e mulher sonhando
keyboard_backspaceVoltar às notícias

Homens vs. mulheres: quem gasta melhor e sabe como economizar dinheiro?

Você já conhece os estereótipos de como homens e mulheres administram o dinheiro. Mas será que mulheres são mais gastadoras mesmo? É certo que os homens adoram queimar dinheiro em bugigangas?

Neste artigo, você vai descobrir que a realidade pode esconder verdades bem diferentes do que a maioria das pessoas pensa. Em uma seleção de estudos sobre consumo e investimentos, preparamos um resumo de como homens e mulheres usam seu dinheiro que vai responder a todas as suas dúvidas sobre assunto.

Quem você acha que se sai melhor? Confira este artigo até o final e aprenda lições valiosas que você pode aplicar em seu lar.

A relação de homens e mulheres com o dinheiro

Dividimos a organização financeira de homens e mulheres em seis categorias: comida, roupas, transporte, entretenimento, caridade e investimentos. Com médias de gastos por categorias e as porcentagens de renda dedicadas, você vai enxergar o que realmente acontece no dia a dia de um lar.

Comida

Para iniciar nossa lista de tópicos financeiros, vamos logo de polêmica: quem será que investe mais na comilança?

De acordo com os especialistas, homens solteiros gastam 13,3% mais com comida do que mulheres solteiras. Na análise internacional, os rapazes gastam 4.173 dólares com comida por ano, enquanto a média das moças é de 3.680 dólares.

Outra curiosidade é que os homens também dedicam mais dinheiro para bebidas alcoólicas, em uma proporção de 537 dólares para 234 dólares, ou seja, mais que o dobro.

Roupas

Quando o assunto é vestuário, a conta também desequilibra na análise entre os sexos. Acontece que as mulheres gastam 40% mais em roupas que homens — uma média anual de 1.140 mil dólares femininos contra 813 dólares masculinos.

Como você pode imaginar, os números também são desequilibrados nos gastos com cuidado pessoal e serviços estéticos. As damas gastam 2 dólares para cada dólar dos rapazes com essas despesas.

Transporte

Todos precisam se locomover, certo? Pois é, mas isso não quer dizer que os custos serão totalmente equilibrados neste tópico. Ainda que as despesas com ônibus, metrô, motoristas por aplicativo e passagens de avião estejam praticamente em pé de igualdade, a paixão masculina por carros impulsiona uma diferença de 28% no gasto com transporte.

Segundo os pesquisadores, homens gastam 5.507 dólares anuais com transportes e manutenção de veículos, ao passo em que as mulheres registram a marca média de 4.237 dólares.

Entretenimento

Quem você acha que dedica mais verbas para a diversão? Bem, a verdade é que homens e mulheres gastam praticamente a mesma coisa com lazer. No entanto, a maneira como esse dinheiro é dividida é bem diferente.

Enquanto os cavalheiros gastam uma média de 835 dólares anuais com produtos e serviços audiovisuais e 206 dólares com cuidados para pets, as damas despendem 725 dólares com aparelhos de som e vídeo e 488 dólares com seus animais de estimação.

Caridade

Ajudar ao próximo é sempre uma virtude. Nesse quesito, as pesquisas confirmam que as mulheres saem na frente e podem se considerar mais generosas que seus amigos do sexo masculino.

Na média, 54% das mulheres contribuem com a caridade todos os anos, enquanto 40% dos homens realizaram doações financeiras para pessoas em vulnerabilidade e projetos sociais em um período de 12 meses. Na mesma linha, 66% das mulheres compraram produtos de vendedores de projetos filantrópicos, já no caso dos homens esse índice é de 36%.

Investimentos

Na hora de fazer o dinheiro crescer, você consegue imaginar quem leva mais jeito? Apesar de representarem 24% dos aplicantes na bolsa de valores, as mulheres têm conquistado cada vez mais espaço no mundo dos investimentos e os motivos são bastante evidentes.

Mulheres estão mais concentradas em investimentos de longo prazo, enquanto homens preferem ativos mais arriscados. Em tese, isso poderia significar que as aplicações masculinas são mais bem-sucedidas, já que maiores riscos costumam resultar em maiores retornos. Entretanto, os investimentos das mulheres rendem mais em comparação com os dos homens.

Além disso, tal como no caso da caridade, em que as mulheres se mostraram mais preocupadas com o bem-estar alheio, nos investimentos elas também pensam mais em suas famílias, como a quitação de financiamentos, planejamentos de aposentadoria e faculdades boas para os filhos. Já os homens envolvem-se nos investimentos de forma mais competitiva, buscando ações de melhor rendimento no curto prazo.

Afinal, quem sabe melhor como juntar dinheiro?

Depende. Como você viu, no curto prazo, os homens se dão melhor e conquistam bons retornos, mas os talentos financeiros femininos para resultados de longo prazo são impressionantes.

Apesar de a análise de todos os fatores de consumo serem muito importantes para entendermos a relação de cada homem e mulher com o dinheiro, você não precisa se prender aos detalhes. Você pode ser mulher e gostar mais de dedicar uma graninha para seu carro ou ser homem e adorar gastar com roupas. O importante é que você use seu dinheiro com consciência e lembre-se sempre de economizar uma parcela da sua renda para seus objetivos na vida.

Pensando nisso, conversamos com especialistas em finanças e selecionamos três dicas essenciais para que você aprenda como guardar dinheiro para poder satisfazer todos os seus desejos de consumo e atinja suas metas. Confira!

3 dicas de como poupar dinheiro para alcançar seus objetivos

1. Registre seus gastos e identifique onde pode poupar

Você certamente já ouviu alguém criticando o cafezinho depois do almoço ou transformando a pizza de fim de semana no vilão das finanças. As coisas não são bem assim, por isso é tão importante que você anote todos os seus gastos. Dessa forma, você consegue identificar as compras que verdadeiramente drenam seus recursos e que você talvez nem perceba.

De forma esporádica e sempre dentro do seu orçamento, beba seus cafezinhos e coma sua pizza sem preocupação. O segredo passa longe de acabar com seus pequenos prazeres, mas sim identificar onde você pode transformar consumo excessivo em oportunidade de investimento. Não importa se agora você só pode investir 20 reais por mês, o que importa é começar.

2. Crie metas para seus investimentos

Quais são suas prioridades? Viajar, estudar, comprar um imóvel, aposentar… são tantos objetivos que é comum que algumas pessoas se percam e fiquem desmotivadas para investir. Mas é justamente pela quantidade de metas possíveis que você deve se programar.

Primeiro, pense no valor mensal que você tem disponível para investir. Com 20, 1.000 ou 1 milhão de reais por mês, a ideia é a mesma: você vai separar seu dinheiro em frações para cada objetivo. A proporção vai variar de acordo com suas metas pessoais e quanto tempo você tem para atingir cada uma delas.

3. Diversifique suas fontes de renda

Está sentindo falta de um pouquinho mais de dinheiro para realizar seus investimentos? Uma boa saída, então, é aumentar sua renda. Você não precisa ser radical e trabalhar dia e noite para isso, a ideia aqui é identificar oportunidades de faturamento que você pode explorar sem alterar muito seu dia a dia.

Se você trabalha em um ambiente com muitas pessoas e leva jeito na cozinha, que tal vender deliciosos docinhos para seus colegas? Caso você tenha dias inteiros à disposição, tente fazer trabalhos como freelancer e pequenos serviços. Assim, é possível aumentar sua renda e, por tabela, ter mais meios para aplicar nossas dicas de como economizar dinheiro.

Bons exemplos de ganhadores da loteria para você se inspirar

Juntar um patrimônio é um processo. Com as dicas que você viu acima, você vai conseguir conquistar seus objetivos, por mais distantes que eles pareçam agora. Só que, assim como o mundo financeiro recomenda que você diversifique seus investimentos para ter mais chances de prosperar e evitar riscos, é possível encurtar esse caminho com estratégias alternativas na vida.

Um belo exemplo de rota extra para alcançar suas metas é a loteria. Se você mantiver o hábito de fazer seus jogos, sempre terá chances de ganhar um prêmio do tamanho dos seus sonhos. Para inspirar você a perseguir esses objetivos, confira 4 histórias especiais de ganhadores da loteria — dois homens e duas mulheres que tiveram o sucesso máximo.

1. Joan Ginther

Conhecida como “a mulher mais sortuda do mundo”, Joan Ginther ganhou na loteria incríveis quatro vezes. Os especialistas calcularam que as chances de alguém alcançar essa façanha é de 1 em 18 septilhões, o que levantou suspeitas de seus métodos — além do fato de Ginther também ser PhD em Estatísticas pela Universidade de Stanford. Contudo, diversas investigações foram feitas e nenhuma fraude em suas vitórias foi detectada, permitindo que ela desfrutasse de sua merecida bolada total de 20 milhões de dólares.

2. Richard Lustig

Nem só de prêmios acumulados se faz um milionário. Richard Lustig ganhou 7 vezes na loteria, cada uma com valores entre 10 mil dólares e 842 mil dólares — totalizando mais de 1 milhão de dólares em prêmios. Seja reinvestindo seus ganhos ou mantendo a perseverança em suas possibilidades, o fato é que Lustig foi capaz de atingir seus objetivos, reunindo um patrimônio incrível, além de entrar para a história como um dos ganhadores mais famosos do mundo das loterias.

3. Deborah Brown

Falando em autoconfiança, você vai se encantar com a história de Deborah Brown. Ela conseguiu ganhar nada mais, nada menos, do que 30 vezes na loteria em apenas um dia. Em uma loteria em que quem acertasse os números da sorte levava um prêmio fixo de 5 mil dólares, ela resolveu acreditar em si mesma. Depois de comprar 20 bilhetes iguais, ela decidiu que era seu dia e voltou para comprar mais 10. O resultado? No fim do dia, Brown faturou 150 mil dólares com a mesma combinação de números.

4. Valmir Amorim

É claro que você também pode se inspirar nos ganhadores brasileiros. Nem sempre é possível conhecê-los, já que eles costumam permanecer anônimos, ao contrário do que acontece em outros países. Felizmente, Valmir compartilhou sua história de sucesso. Depois de uma sexta-feira cansativa de trabalho na roça durante a década de 90, ele contou para os outros trabalhadores que ganharia na loteria e compraria a fazenda de seu patrão. Ele fez seu jogo, ganhou o equivalente a 130 milhões de reais e cumpriu sua palavra.

Seja o melhor administrador do seu dinheiro

Como você viu, embora existam diferenças notáveis na maneira como homens e mulheres lidam com dinheiro, ambos têm qualidades incríveis que podem levá-los ao sucesso na vida financeira.

Por isso, aplique as lições que você aprendeu neste artigo e seja o melhor gestor que seu dinheiro pode ter. Jogando na loteria e construindo seu patrimônio, você só tem a ganhar.

Sucesso!

 

Coméntarios

Realize o seu comentário

Logo Quina

Próximo Sorteio

R$ 700.000

shopping_cartJOGAR AGORA

Bolão Quina - 30 jogos

apenas para novos jogadores

R$9

arrow_forward

R$4,50