Homens vs. mulheres: quem lida melhor com dinheiro?

Últimos Resultados
24/11/2017

  • 07
  • 12
  • 25
  • 35
  • 74
Conferir resultados

Próximo Sorteio
25/11/2017

Jogar agora!

Quina, há 20 anos fazendo milionários!

Homens vs. mulheres: quem lida melhor com dinheiro?

homem e mulher sonhando

Não há resposta exata a essa pergunta mas o que sim, se sabe, é que homens e mulheres têm perfis bastante diferentes na hora de gastar dinheiro. O clichê já diria que as mulheres são grandes gastadoras e que tendem a torrar sua grana principalmente em sapatos, roupas e maquiagem. Já os homens, menos vaidosos mas eternas crianças, gastariam seu dinheiro em bugigangas tecnológicas, videogames, e cerveja.

Mas será que a realidade condiz com este estereótipo social? Na verdade, ambos sexos gostam de gastar dinheiro com as mesmas coisas: diversão e sentir-se bem. O que varia de verdade é a concepção de “diversão” ou de “sentir-se bem” entre homens e mulheres.

É sim, verdade, que há diferenças na maneira como cada gênero tende a lidar com suas finanças, e as explicações para isso remontam ao fato de que homens e mulheres têm diferentes maneiras de pensar e perceber a realidade. E isso afeta diretamente nossas prioridades e como escolhemos gastar nosso dinheiro.

Veja algumas observações bastante interessantes sobre como homens e mulheres lidam com dinheiro e a lógica por trás de cada uma delas:

As mulheres fazem mais caridade que homens

As pesquisas dizem que as mulheres tendem a doar mais às diversas causas de caridade que os homens. Um explicação para isso é o também conhecido fato de que a empatia é um traço de personalidade mais forte em mulheres que homens. Mas isso não é de hoje!

Alguns estudiosos suspeitam que essa diferença remonta aos tempos pré-históricos, em que os homens viviam em constante competição entre si – seja por mulheres, pela liderança ou somente por impor respeito - enquanto as mulheres conviviam umas com as outras em constante colaboração: elas dividiam o cuidado com os filhos e as tarefas domésticas, como uma grande e unida família.

Assim, mulheres tendem a gastar mais com outras pessoas que os homens, mais especificamente, com projetos filantrópicos.

Os homens gastam mais quando estão entre homens

Um número considerável de pesquisas indica que, quando as mulheres não estão por perto, os homens tendem a gastar mais! Em outras palavras, quando as mulheres estão por perto, os homens tendem a consumir e tomar decisões econômicas mais racionalmente.

Mas se em um ambiente onde parece haver mais homens que mulheres, os homens não somente tendem a gastar mais dinheiro, como também a pedir mais dinheiro emprestado! Se identificou com a situação?

As mulheres gastam mais racionalmente

Ok, muitos homens cairão na gargalhada ao ler esta frase, mas as pesquisas mostram que sim, isso é verdade. As mulheres demoram 40% mais tempo para realizar uma compra e tendem a comparar preços mais que homens.

Além disso, elas tendem a gastar mais com a família e com a casa do que com elas mesmas, o que é exatamente o contrário no caso dos homens: por mais que tenhamos uma forte concepção do “pai provedor”, os homens são os que gastam mais egoisticamente.

Isso também explica porque as mulheres tendem a ser melhores que os homens na hora de lidar com as finanças da casa.

Ambos adotam a “terapia do consumo”

Desta, ninguém se salva. Tanto homens como mulheres compram como forma de melhorar o humor ou para se livrar de algum estresse, e ambos sexos admitem fazer isso com frequência! A diferença aqui é que mulheres gastam mais com roupas, sapatos e maquiagem, enquanto homens gastam mais com eletrônicos e com comida.

Um fato interessante aqui é que os homens normalmente compram itens mais caros, porém mais raramente, e as mulheres compram itens mais baratos, mas com grande frequência.

Não importa se você é homem ou mulher, um consumista será um consumista e um gastador controlado será sempre um gastador controlado, independente do gênero. A não ser que você ganhe na loteria! Neste caso, nem consumista nem controlado: dinheiro nunca mais será uma preocupação ou nem mesmo um tópico do qual você se lembrará com tanta frequência!

Já imaginou? Aproveita que a Quina está acumulada em R$ 10.000.000 para hoje e faça sua fezinha! Não esqueça de antes conferir nossas dicas para aumentar suas chances de ganhar!

Boa sorte!

↶ Voltar às notícias